domingo, 24 de agosto de 2014

Felicidade, quem é você pra mim?

O que te faz feliz, todos os dias da tua vida? Não responda, apenas pense. Pense em acordar todos os dias sobre um teto, com uma família, com amigos, bem de saúde, ou não, mas pelo menos vivo. Pensei um dia, ser um cara tão triste, que me flagrei sorrindo para meus livros. Me flagrei leve, ouvindo a viola chorar, meio tom abaixo (Sol tem som de Fá, bem bagual), me flagrei desenhando acordes novos, que soam tão legais quanto um E, A7 e B7 numa música de blues. Mas e aí, o que te faz feliz todos os dias?

Tu vê alguém especial na escola, trabalho, rua, ônibus, na cidade, num prédio, na tua casa? Alguém que naquele "oi" te desarma, te derrete, te deixa apaixonado, todos os dias, sempre mais. Alguém que lhe seja o abraço amigo, o coração abrigo, o sorriso mais lindo, o irmão de coração. O que é que te faz feliz, se ser feliz, já fomos tantas vezes na infância? Quem sabe, nós apenas esquecemos do que nós fazíamos que nos fizera tão feliz. As brincadeiras, as manhãs em casa, as tardes na escola, contando as horas para ir embora e a noite ir pra rua brincar. Andar de bicicleta, jogar bola, jogar taco, esconde-esconde, sair com nossos pais, ir jantar fora, ficar com sono e dormir as 21 horas, a falta de expectativa, a falta de noção, a falta de interesse pelo que nos rodeia, o sorriso aberto para pessoas novas, a falta de vergonha, as canções na escola, ser o ajudante do dia da tua turma, bolo no aniversário, expectativa por presentes legais, receber brinquedos supimpas, a prender a ler, aprender a escrever, aprender a amarrar os sapatados, fazer embaixadinha com a bola, conseguir jogar a boa de basquete na tabela e marcar o ponto, ganhar do irmão mais velho em algo, ser apoiado pelo irmão mais velho, ver seu pai como um super-herói, receber café na cama, ir na piscina no verão, gabaritar uma prova, passar de série, desfilar no 7 de setembro...

Coisas bobas que nos fazem felizes, onde estão vocês?

Achar uma música famosa, que ouvi na infância, me deixa contente. Saber que você ouvia Pink Floyd, Johnny Cash, Barão Vermelho, The Beatles, ou melhor, saber que seus pais gostam dessas bandas, que do alto dos teus 17 anos, tu idolatra. "Ah, como eu queria ver um show dos Beatles", sonhar acordado, ver uma semblante angelical traçar uma rota até você. O que me faz feliz? Escrever textos, ler os mesmos uns dias depois e pensar "escrevo bem, mas que bobagem foi essa?", aprender a tocar instrumentos novos, tocar músicas novas, tocar um acorde novo, compor uma canção que eu realmente considere boa, comprar livros novos, ler livros, sorrir sozinho para as paredes, contar segredos aos meus travesseiros.

E aí, o que te faz feliz hoje, amanhã e sempre? Já sabe o que fazer pra ser feliz? A resposta é simples: Viva pelo prazer de se encontrar aqui, e não pela obrigação de estar aqui, e depois noutro lugar em tal hora. Viva para que um dia, quando tu se olhe no espelho, se veja como tu queria ser um dia.

Senão, apenas viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário